Translate

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Berkano- Bétula


                                Gestação







Todo início inspira cuidados especiais.Quando chega a hora de plantarmos novas sementes, a terra deve estar livre de ervas daninhas e velhas raizes, adubada e pronta para receber a vida que chega.


O mesmo se dá conosco; quando entramos num novo projeto, seja ele profissional ou pessoal, antigos fracassos e frustrações já precisam estar superados.


O início de um novo amor pede, também, coração aberto, livre de mágoas ou culpas. Mas todo início é escuro e pode trazer medo, e se assim for, inibirá o fruto que acabará por não vingar.



Há uma árvore que, para os povos antigos, está associada a essa energia, o Vidoeiro Prateado (ou Bétula), que se traduz no significado desta Runa. 




A Runa  Berkano está associada à gravidez e novos planos; com seu caule branco, simboliza a pureza necessária para que os inícios se dêem livres das antigas más energias. Em algumas localidades, no passado, o ano velho era limpo com ramos de Bétula, que também representava proteção. 


 Sua madeira era utilizada para fazer berços e também dela era feito o mastro de maio em comemorações rurais; esses dois usos explicam a relação dessa Runa com a maternidade, filhos e família.

Sua interpretação nos orienta que precisamos ser livres para nossa trajetória espiritual que, antes mesmo de começar, deve ser como um desenho, que é compreendido sem se perder de vista durante a viagem. Os espinhos do caminho não devem ser confundidos com nossa jornada.
Aproveitemos a energia do presente para iniciar algo novo, em detrimento do velho.


"A Bétula não dá frutos,
mas tem brotos sem esforço.
É bela com seus galhos,
carregada de folhas
 que pesam no ar."
poema anglo saxão


Um comentário: